Carregando

Carregando...

Python: Curiosidades desta poderosa tecnologia

Fontes: Harve/Kenzie - Data: 27/01/2022

Python para que serve? Python é uma linguagem Open-Source de propósito geral usado bastante em data science, machine learning, desenvolvimento de web, desenvolvimento de aplicativos, automação de scripts, fintechs e mais.

Então porque o Python é tão popular?

Porque o Python é:
Fácil de ler, escrever e der ser mantido, então os desenvolvedores amam isso
Eficiente para fazer protótipos, então Startups e empreendedores amam isso
Altamente escalável e poderoso, grandes empresas como Google e Netflix amam isso
Moldável: você consegue facilmente acessar e adicionar bibliotecas para funções específicas, então cientistas de dados & engenheiros de Machine Learning amam isso.
Uma linguagem de programação Open-Source com uma grande comunidade, portanto todo mundo ama isso.

Python para que serve?

Se você está pensando em aprender Phyton, você talvez se pergunte, “Python, para que serve?” “e o que posso fazer com o Python,” e mais importante “porque eu deveria aprender Python”?

Eis a resposta:

Inteligência artificial
Ciência de dados
Computação gráfica
Big Data
Desenvolvimento web
Enquadramento de testes
Jogos
Webscrapping
Scripting e automação

Quais empresas usam Python?

Que Python é uma verdadeira febre no mundo da programação a gente percebeu até aqui, certo? Realmente essa linguagem é a que tem apresentado o maior crescimento, subindo velozmente no ranking de popularidade. Praticamente todas as gigantes de tecnologia adotaram a linguagem.

Netflix
A Netflix utiliza Python no streaming de todos os filmes e programas de TV que o público acessa na plataforma. Na plataforma, a linguagem é usada no “ciclo de vida de conteúdo completo”, incluindo ferramentas de segurança e modelos de aprendizado de máquina para algoritmos de recomendação. A linguagem Python também está presente na rede de distribuição de conteúdo Open Connect (CDN) da Netflix, garantindo que os vídeos sejam transmitidos dos dispositivos de rede mais próximos para os usuários finais.
Spotify
A plataforma de streaming de música Spotify também aderiu à linguagem Python, neste caso para análise de dados. O Spotify patrocina conferências e eventos dedicados à linguagem, além de alimentar as bibliotecas com documentação. Python também é primordial nos serviços back-end, que chegam a ter 80% de seu total baseados nesta linguagem.
Globo
A gigante brasileira das telecomunicações faz a utilização de Python no gerenciamento dos conteúdos dos seus portais, que contam com um volume altíssimo de informações diárias. Por conta dessa dinâmica, há um grande benefício na praticidade proporcionada pelo Python.
Google
Talvez a Google seja a maior entusiasta do Python que há no mundo. A linguagem é uma das mais populares dentro da companhia, junto a Java e C++. É da companhia a seguinte frase: “Python where we can, C++ where we must” (em tradução livre: Python onde possível, C++ onde obrigatório). Um dos motivos para tamanho entusiasmo é a facilidade de manutenção, além da rapidez e simplicidade da linguagem.
Instagram
O Instagram usa o Python como principal linguagem de programação desde 2016. Em 2017, realizou uma grande mudança para o Python 3 e anunciou o gerenciamento do maior projeto de desenvolvimento web de Django escrito inteiramente em Python. Simplicidade, eficiência e praticidade são os pontos principais de vantagem da linguagem para a plataforma, que cresce com muita velocidade.
Amazon
A Amazon também é adepta do Python, linguagem fundamental no processo de recomendações por afinidade da empresa americana. As sugestões que aparecem na plataforma são resultado de análises de hábitos de compras e padrões de busca, realizadas tanto via Python (machine learning e Big Data) quanto pelo Hadoop, banco de dados da Amazon.
Facebook
Também popular no Facebook, o Python é a terceira linguagem mais usada entre os desenvolvedores da plataforma social. A rede fez a publicação de diversos projetos de código aberto usando Python, contribuindo para diversas bibliotecas. Entre as aplicações, distribuição binária, processamento de imagens, gerenciamento de infraestrutura, automatização operacional e processos back-end.

Quais as principais carreiras de desenvolvimento que usam Python?

O Python vem conquistando amplamente seu espaço no mercado com soluções criativas, além de proporcionar alto nível de produtividade. É umas das linguagens que crescem mais rapidamente em relevância, e que vem conquistando definitivamente o coração dos desenvolvedores em todo o planeta. Obviamente, isso se reflete no mercado de trabalho, que oferece cada vez mais oportunidades para quem programa em Python.

Web Scraping
É uma técnica de programação que permite extrair informações de páginas da web (websites). Essa técnica foca principalmente na transformação de dados não estruturados (formato HTML) da Web em dados estruturados (Banco de dados, JSON ou Planilha).Bibliotecas como Beautifulsoup e Selenium são muito utilizadas para esse tipo de automação.
Desenvolvimento web
Django e Flask: a popularidade desses frameworks cresce rapidamente, por conta da estabilidade no funcionamento e da rapidez – vide sites como Pinterest e Instagram, construídos dessa forma.
Big Data
Para quem atua ou quer atuar na área, é importante saber que o Python lida com muita facilidade com a manipulação e o processamento de dados, além de suportar computação paralela.
Inteligência artificial
Se o próximo passo do desenvolvimento for a IA, como muitas tendências apontam, o Python está pronto para lidar. Algumas bibliotecas de Python, como Keras e TensorFlow, conseguem levar a funcionalidade de aprendizado de máquina para a linguagem de programação.
Computação gráfica
Para a área de computação gráfica, o Python é utilizado para construir aplicativos GUI (Graphical User Interface) e de desktop.
Ciência de dados
Para os cientistas de dados, o Python oferece diversos benefícios. Crescente número de bibliotecas de análise de dados, uma grande comunidade de especialistas, escalabilidade e intensidade computacional.

Está em alta no mercado de trabalho
Tamanha popularidade da linguagem obviamente tem reflexos no mercado de trabalho. A procura por programadores Python vem aumentando muito nos últimos anos. Segundo pesquisa realizada pela Indeed, o número de vagas de emprego para programadores Python cresceu mais de 60% nos últimos quatro anos.

Python é um canivete suíço
Versatilidade. Essa é a palavra para definir Python.


O que falam sobre nós:

Coletamos o depoimento de nossos principais clientes,
que confiam em nosso serviço e atestam nossa capacidade técnica.

  • Andreia
    Diretora Executiva
    Prezunic

    A Spectranet foi fundamental no sucesso de nossa trajetória. Gerenciou com muita qualidade nosso portal e demais sistemas internos.

  • Carolina
    Pesquisadora
    UFRJ

    A Spectranet ajudou muito ao assumir o processo de gerencia eletrônica dos documentos te toda a pesquisa realizada com milhares de familiares nos municípios do Brasil.

  • Paulo Sérgio
    Coordenador de TI
    Petrobras

    Foi um caso de sucesso que durou mais de 10 anos resultando em uma centena de ambientes gerenciados pelo SPIC.

  • Mariana
    Analista de EAD
    Firjan

    Os cursos online desenvolvidos pela Spectranet foram muito bem aceitos por todos os alunos em vários estados.

  • Paulo César
    Astrônomo
    Planetário da Gávea

    Foi um sucesso o desenvolvimento dos jogos online, realizado pela Spectranet, aplicados na campanha de orientação das crianças sob o Universo.

  • Bruno
    Analista de Sistemas
    Prefeitura do Rio

    A solução funcionou muito bem dentro do portal e atingiu o nosso objetivo de auxiliar o internauta a navegar pelo mapa multimídia da Cidade do Rio.

  • Annette
    Assessora de Comunicação
    Câmara Municipal do RJ

    A spectranet implantou o xclipping e revolucionou nossa vida. Todos os assessores e veradores acessam diariamente a plataforma via celular.

  • Jacy Miranda
    Coordenador de Marketing
    ADRIO – Comperj

    Foi muito positiva a atuação da Spectranet na condução de todo o processo de criação do portal na internet e na análise da mídia.